CONGRESSOS ANTERIORES | 2013 | 2014 | 2015
PT | EN
Mensagem

Caros colegas,


O Congresso O Norte da Anestesia 2016 perfaz este ano a sua 10ª edição. Em tempos complexos e turbulentos para a comunidade global e para a nossa especialidade, como disciplina central da prática médica, torna-se necessário pensar e inventariar novos problemas e novas preocupações.

Primun non Nocere, em primeiro lugar não fazer mal, é o nosso principal pensamento para esta edição do Norte da Anestesia. As publicações que vão surgindo denotam a grande preocupação naquilo que a Anestesia pode influenciar o resultado final na saúde dos nossos doentes. Além do conhecido erro médico, existe um alarmante número de relatos em como as atividades anestésicas podem ser parte do problema no caso de morbilidade ou mortalidade de causa anestésica. Nesta perspetiva, O Norte da Anestesia 2016 conseguiu reunir um conjunto de brilhantes palestrantes que irão apresentar alguns dos mais atuais temas relacionados com a segurança do doente, práticas anestésicas seguras e acima de tudo como o poderemos fazer sem influenciar negativamente o curso da doença dos nossos doentes.

O Norte da Anestesia 2016 é organizado pelos Serviços de Anestesiologia de três grandes Hospitais da cidade Porto e Gaia; somos aproximadamente 300 anestesiologistas, e os nossos Serviços são responsáveis por mais de 100000 cirurgias e atos anestésicos fora do bloco por ano. Temos mais de 100 médicos em formação específica e um dos nossos Serviços foi distinguido pela Sociedade Europeia de Anestesiologia como Centro de Excelência e Treino em Anestesiologia (HVTAP - European Society of Anaesthesiology).

O Porto não é só uma cidade de trabalho e ciência, também é uma das cidades mais bonitas de Portugal, com os seus recantos e cenários de cortar a respiração, os seus extraordinários vinhos e a sua gastronomia de excelência.

O Norte da Anestesia 2016 convida-o para vir ao Porto em Outubro (14 & 15), frequentar o Congresso, e disfrutar de um magnífico fim-de-semana no Porto e Gaia. As caves do Vinho do Porto, as viagens de barco no Rio Douro, a vida noturna da baixa, as típicas cidades vizinhas e uma vista sobre os nossos eventos culturais de outono são apenas algumas sugestões.

Um forte abraço e cá esperamos por si…

Humberto Machado, MD MSc PhD – Diretor do Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar do Porto

Fátima Pina, MD - Diretora do Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar de São João

Carla Bentes, MD - Diretora do Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho



Design by Paulo Romão | Developed by Portugal Interactivo